segunda-feira, 2 de novembro de 2009

HISTÓRIA DO VICARIATO DE GUAÍBA



Durante a assembléia do Vicariato realizada dia 21 de junho de 2008, Pe. Roque Machado e Pe. Silvio Dutra, fizeram um breve histórico da organização dos Vicariatos que passa a ser transcrita. Dom Dadeus Grings assumiu como Arcebispo de POA dia 07 de fevereiro de 2001. No mesmo dia convocou o clero para uma assembléia para o dia 08 de março de 2001, no Seminário de Gravataí. Movido pelo Espírito Santo, na Assembléia, comunicou que, a partir daquela data a Arquidiocese seria organizada em Vicariatos. Foi anunciada, a criação dos Vicariatos territoriais de Gravataí, Camaquã, Montenegro, Canoas, Porto Alegre e o Vicariato ambiental da Cultura. No mesmo dia, mesmo sem ter clareza do que seria, cada Vicariato escolheu o seu coordenador de pastoral. Coube ao Pe. Roque Antonio Soares Machado, pároco de Charqueadas, a missão de ser o primeiro coordenador de pastoral. No dia 06 de abril de 2001 foi publicada a portaria de criação do Vicariato, sendo esta a data oficial. Na mesma data foi anunciado Monsenhor Liro Vendelino Meurer, pároco de Camaquã, como primeiro Vigário Episcopal.
Nos primeiros anos do Vicariato as grandes preocupações eram: Juventude e Vocações, Catequese, Pastoral Familiar, Ministérios, Missão Sempre e a integração no projeto da Igreja do Brasil, Ser Igreja no Novo Milênio.
Dia 05 de fevereiro de 2004, Monsenhor Jacinto Inácio Flach foi ordenado bispo, em Bom Princípio, já designado como novo Vigário Episcopal do Vicariato, assumindo dia 21 de fevereiro como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Livramento e novo Vigário Episcopal do Vicariato. A partir dessa data o Vicariato começou a ser chamado de Vicariato Camaquã/Guaíba e posteriormente de Vicariato de Guaíba, por ser esta a cidade mais central dos 19 municípios da área territorial.
Em março do mesmo ano o Pe. Silvio Guterres Dutra foi escolhido o novo coordenador de pastoral. O fato de se ter um Bispo como Vigário Episcopal e este morar próximo do coordenador de pastoral ajudou a que se dessem passos significativos na organização do Vicariato: a criação de um logotipo (símbolo), a organização de uma secretaria (no primeiro ano com o seminarista Laênio e, posteriormente, com a contratação de uma funcionária, a Simone e a compra de um carro. Em 2005 a Romaria das Capelinhas passou a ser um evento do Vicariato e não mais do município de Guaíba. Foi organizado também um curso sobre planejamento com a assessoria do Pe. Aghenor Bringhentti. Deste curso nasceu uma comissão responsável para implantar a organização dos Conselhos Pastorais Paroquiais. Os padres passaram a ter uma celebração especial com o Bispo, na Quarta-Feira Santa. Neste período também começou a ser elaborado um calendário com as datas dos encontros e atividades de todos os setores, pastorais e movimentos, sendo publicado em forma de folder. Em setembro de 2007, o Vicariato participou do Forum da Igreja Católica realizado na PUC, em POA, com uma tenda. O Vicariato esteve também representado na coordenação central do Forum e na coordenação das Apresentações Artísticas e Culturais, através da Irmã Nilva Dal Bello. Para preparar este Fórum, o Vicariato realizou um mini-fórum com a participação de todas as Paróquias, num encontro em Guaíba, no mês de junho.
Em outubro de 2007 foi escolhido o novo coordenador de pastoral na pessoa do Pe. Elemar Griebeler que teve como uma de suas primeiras funções, o planejamento e a organização da primeira assembléia do Vicariato. Esta, teve seu primeiro momento - o ver -, dia 21 de junho de 2008; o julgar aconteceu nas Paróquias, quando estas responderam um questionário. Dia 1º de novembro, concluímos a assembléia, escolhendo as prioridades -o agir- e, consequentemente, constituindo comissões para levar adiante as diferentes atividades. Dentro deste bonito processo foram escolhidas como prioridades para o Vicariato: Família e Formação. Durante o ano de 2009 as Comissões estão se reunindo para levar adiante as decisões tomadas na assembléia, procurando valorizar o que já existe.
Fica o compromisso de fazermos nossa parte como leigos/as, religiosas e sacerdotes e como nos diz Jesus: "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a todas as Criaturas" (Mc 16, 15).
O Vicariato de Guaíba abrange uma região que engloba 19 municípios: General Câmara, São Jerônimo, Charqueadas, Minas do Leão, Arroio dos Ratos, Butiá, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Sertão de Santana, Barão do Triunfo, Sentinela do Sul, Tapes, Arambaré, Cerro Grande, Camaquã, Chuvisca e Cristal. Possui uma área territorial de 10.423 Km², uma população de 364.447 habitantes, aproximadamente 105.000 famílias, com 21 paróquias (292 comunidades).

DEPARTAMENTO DE CULTURAL

Nenhum comentário: